Hoje pela manhã li na Folha de São Paulo uma matéria sobre a educação de crianças e a interferência positiva e eventualmente negativa dos avós nesse contexto. Clique Aqui para acessar.
Aprendizado em comportamental ocorre por respostas a estímulos que são reforçadas de forma positiva ou negativa. Exemplo: Quando uma nova matéria é ensinada à criança é normal ela procurar algum adulto pra mostrar o que aprendeu, desta forma ela repete o ensinamento facilitando a memorização do conteúdo. Reforçamento Positivo seria um responsável escutar com atenção, olhando nos olhos da criança o que ela fala, elogiando e mostrando o quanto é interessante aquilo.
Outro exemplo: Uma criança acima do peso começa a fazer uma dieta por indicação médica e e auxiliada por seus pais na tarefa. Quando algum resultado da dieta surge, os pais propõe um acordo, levar a criança ao McDonald's quando conseguir perder mais 2kg. Isso é um reforçamento negativo. Afinal o ato reforçador vai contra o objetivo central da resposta emitida anteriormente.
Isso ocorre em inúmeras situações, às quais por vezes são imperceptíveis aos olhos dos pais e avós. Julgadas como um reforçador positivo muitas tarefas acabam não sendo aprendidas por este motivo.
Outro problema é a diferença do pensamento adulto, não adianta incentivar a criança a se dedicar ao regime buscando saúde para brincar mais por exemplo se os avós assumem o papel de levar a criança ao McDonald's assim que perder mais algum peso.
Comunicação é tudo, fazer pequenas reuniões entre família para decidir quais atitudes tomar frente determinadas situações podem ser fundamentais para uma educação que promova um futuro adequado à criança.
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